Buscar
  • estarcomunicacao

Nordeste no topo

Plataforma Sua Música expande negócio e fortalece a cultura nacional


Imagine se Luiz Gonzaga estivesse vivo e quisesse lançar o seu single “Asa Branca” nos aplicativos de música. Ele teria que se filiar a uma sociedade de autores, registrar a sua composição, gerar um código para o fonograma e procurar uma distribuidora que colocasse a sua canção em todas as plataformas para que lhe rendesse os direitos autorais merecidos. Entender essas etapas e o valor da sua própria arte não é tarefa fácil para ninguém. Por isso, o Sua Música passou de maior plataforma de streaming do Nordeste para também ser uma empresa de distribuição digital e um escritório de consultoria e agenciamento de artistas da região.


Criado em 2010, em João Pessoa, o Sua Música nasceu como um site em que o fundador disponibilizava shows de forró ao vivo. Ainda na época do Orkut, muitos artistas compartilhavam suas gravações na rede, e o objetivo do portal era centralizar todos aqueles cantores nordestinos em um só lugar. Em 2013, a marca foi comprada por Roni Maltz Bin, Rodrigo Amar e Alan Trope e se transformou em um site e aplicativo UGC (user generated content), em que cada artista pode subir a sua própria música na plataforma. Assim, além de funcionar como um portfólio para venda de shows, também se tornou uma vitrine para novos compositores divulgarem suas letras.


De 2019 para cá, o Sua Música Digital também começou a fazer a distribuição das canções para outras plataformas além da sua, como Spotify. Zé Vaqueiro, Tarcísio do Acordeon e Vitor Fernandes - a nova geração do forró que está no topo das plataformas de streaming - são alguns exemplos de artistas contemplados pela empresa. Como diz Pablo Rolim, diretor artístico, “a gente via que muitos artistas não entendiam a burocracia de lançar uma música e ganhar seus direitos autorais. Então, além de fazer a distribuição, temos um papel educacional de filiar o artista a alguma associação de compositores, montarmos uma estratégia personalizada para o seu lançamento e mostrar o valor da sua arte hoje”.


Dessa forma, a empresa, hoje, tem três braços: o Sua Música, que é o único aplicativo de streaming dedicado à cultura nordestina; o Sua Música Digital, que faz a distribuição das músicas para as outras plataformas; o Sua Música Records, a produtora que gerencia a carreira de artistas independentes de maneira 360°; e caminha para a criação do Sua Música Space – um estúdio em Fortaleza para a gravação de canções, geração de conteúdo para as redes sociais dos artistas e ativação de marcas do Grupo Sua Música. Assim, além da sua importância para a construção da trilha sonora nacional, a empresa ainda gera empregos na região no momento de maior crise sanitária e econômica do Brasil.


0 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo