top of page
  • Foto do escritorestarcomunicacao

COMIDA DI BUTECO 2023: A VIDA É FEITA DE BUTECO!

Rio comemora 16ª edição e bate recorde de participantes, com 132 bares



Dizem que as melhores ideias nascem de uma mesa de bar - o lugar onde você se despe das máscaras sociais e se aproxima do outro. Por isso, após um 2022 de sucesso com o retorno ao concurso presencial, o Comida di Buteco está pronto para acontecer em todo o país com o seguinte lema: "A vida é feita de buteco!". O Rio de Janeiro irá comemorar sua 16ª edição do concurso com recorde de bares participantes neste ano. Ao todo, serão 132 butecos espalhados por toda a área da capital, passando por Niterói, Baixada Fluminense, além das ilhas de Paquetá e Gigóia.

O 23º Comida di Buteco irá acontecer entre 7 de abril e 7 de maio, simultaneamente, em 24 regiões do Brasil, e os petiscos concorrentes terão valor fixo de R$30. Como acontece bienalmente, a organização lançou aos participantes o desafio de trabalharem com uma temática específica para a criação dos pratos. Neste ano, a edição trouxe um tema que remonta aos primórdios da história da humanidade: ervas e especiarias.


O público tem papel-chave no concurso, já que é o responsável por eleger o melhor buteco da cidade ao votar e avaliar, presencialmente, a temperatura da bebida, higiene do local, atendimento e, claro, o sabor do petisco. De maneira paralela, um corpo de jurados fará as mesmas avaliações. Desde 2016, a competição também elege o melhor boteco do Brasil, em uma fase posterior, quando participam somente os campeões de cada praça.


Um modelo de negócios transformador de vidas:

O concurso tem a missão de "transformar vidas através da cozinha de raiz - buteco extensão de sua casa".


Com o foco sempre voltado para a valorização do pequeno comércio familiar, ele segue gerando resultados que impactam toda a cadeia produtiva do setor e ajudam a desenvolver circuitos turísticos demarcados pelos butecos participantes e promovendo desenvolvimento sócio-econômico.


Em 2022 o Comida di Buteco atingiu marcas históricas em sua performance:

  • +9 milhões pessoas impactadas diretamente nos butecos;

  • 900 mil votos;

  • 730 mil fãs e 82 milhões de impressões nas redes sociais do concurso;

  • 10 milhões de alcance nas redes sociais;

  • 9 milhões de pageviews no site;

  • Mais de R$ 300 milhões de impacto na cadeia de valor do nosso ecossistema;

  • 100 mil turistas presentes nos circuitos;

  • + de 8 mil empregos gerados;

Sua mecânica

É um Concurso e não um festival, pois elege-se o Melhor Buteco de cada circuito e não o melhor petisco! Público e jurados visitam os estabelecimentos para votar em: atendimento, temperatura da bebida, higiene e petisco. O petisco leva 70% do peso da nota e as demais categorias 10% cada uma. O voto do público vale 50% do peso total e dos jurados 50%. A cada edição 20% dos butecos são desclassificados para o ano seguinte, gerando renovação e acirrando a competitividade.


Desde de 2016 o Comida di Buteco é realizado em duas etapas: a primeira etapa é regional onde a votação é feita pelo público e jurados da própria cidade. Depois de eleitos os campeões de cada circuito, um outro corpo de jurados visita e avalia os campeões para que seja eleito, então, o melhor buteco do Brasil. Em julho, numa festa realizada em São Paulo, é revelado o campeão nacional.



Grandes marcas viabilizam a realização e validam a relevância do Concurso

O Comida di Buteco é 100% viabilizado com investimento de empresas que acreditam na sua causa e como uma real plataforma para conexão e desenvolvimento de suas marcas, realizando ações espontâneas e ambientadas em uma ocasião que faz parte da vida dos brasileiros: o buteco. Marcas que ajudam a construir a nossa história:


Amstel

"Temos essa parceria já há alguns anos e entendemos a grande relevância para o público consumidor e pontos de venda parceiros, além do papel social da plataforma em estimular o empreendedorismo. Isso gera movimento em toda a cadeia, nos possibilita reforçar as credenciais de qualidade de Amstel: puro malte feita com a magia levedura holandesa, e também a fortalecer a nossa embalagem de 600 ml, ideal para consumo em bares e botecos. Dessa forma trazemos todo o espírito de Amsterdã para o maior concurso entre bares do país", comenta Anna Luisa Dafico, gerente de marketing da Amstel no Brasil.


Seara

A Seara, marca reconhecida pelo sabor, qualidade e inovação, é patrocinadora do Comida di Buteco pelo segundo ano consecutivo. O objetivo da marca é convidar o público para provar todo o sabor e qualidade do seu vasto portfólio de produtos. Entre os destaques, a marca traz o Jerked Suíno Seara, que entrega versatilidade para o preparo de receitas tradicionalmente preparadas com o charque bovino, com o sabor único da carne suína. Já o Frango de Padaria Petisco é a novidade da linha Frango de Padaria Seara, que traz todo o sabor do Frango Assado de Domingo que o consumidor já ama para uma porção muito di Buteco a marca estará presente com taças e materiais de merchandising, se aproximando do consumidor nesta ocasião.


Mc Cain

McCain é patrocinadora do Comida di Buteco pelo nono ano consecutivo, apoiando esta iniciativa que valoriza e impulsiona o segmento de bares e botecos brasileiros, de grande importância para o mercado de batatas congeladas e aperitivos.

McCain do Brasil Alimentos é uma divisão da McCain Foods Limited, uma empresa privada com sede no Canadá, a maior fabricante mundial de batata pré-frita congelada e líder mundial em aperitivos/snacks. Emprega cerca de 20 mil pessoas, operando mais de 55 fábricas em seis continentes e gera vendas anuais superiores a 10,5 bilhões. 


Frontera

Frontera sabe que comer tem tudo a ver com viajar e nasceu com o objetivo de extrapolar para o universo de snacks as diferentes culturas do mundo. Perfeitos para serem consumidos a qualquer hora e momento, os snacks Frontera são preparados a partir dos melhores ingredientes e prezam pela melhor qualidade. A marca, que pertence a M. Dias Branco desde 2021, tem uma linha diferenciada de snacks, que hoje varia de tortillas a batatas.

Neste ano, Frontera patrocina pela primeira vez o evento Comida di Buteco ao incentivar os bares a criarem petiscos utilizando as Tortillas Frontera. Os petiscos serão exclusivos do evento e pretendem ressaltar o sabor das tortillas da marca.


Chandon

Assim como a Chandon, o Comida di Buteco é genuinamente brasileiro. Faz parte da cultura gastronômica do país e reflete sua essência coletiva e plural. Em parceria com o Comida di Buteco, a Chandon anuncia que todos são bem-vindos em sua mesa, e convida seus consumidores a explorarem um mundo de possibilidades em ambientes descontraídos e a provar porções deliciosas, harmonizadas com seus espumantes excepcionais. Como uma forma de abraçar esse projeto e apoiar os butecos, a Chandon presenteará os campeões estaduais com uma Magnum Chandon Brut, e o campeão nacional ganhará uma viagem para duas pessoas, para viverem uma experiência única na vinícola Chandon localizada em Garibaldi, no Rio Grande do Sul. Convidamos você para fazer parte da Comunidade Chandon e ter acesso às nossas novidades e benefícios exclusivos, se cadastre pelo link: www.chandon.com.br/newsletter.


Santander: Empreendedorismo e Gastronomia

Apoiar o empreendedorismo é parte fundamental do papel do Santander em ajudar pessoas e negócios a prosperarem. É por isto que o Banco apoia a gastronomia: porque sabe que ela vai muito além do fogão. Todo prato que o restaurante prepara traz na receita um toque de prosperidade. Não só para quem cozinha, mas para quem planta os ingredientes, para quem transporta, para quem vende. A gastronomia é uma cadeia de oportunidades, que o Santander apoia do início ao fim: não só patrocinando grandes eventos e programas de setor, mas também investindo em soluções para apoiar quem empreende, da lavoura até o prato na sua mesa.

Por isso, o Santander patrocina o maior concurso gastronômico nacional: o Comida di Buteco, que transforma pequenos negócios em todo o país. Na edição de 2023, haverá 10% de desconto na compra do petisco pagando com cartão Santander.


Gordon’s

Usando os mesmos ingredientes que Alexander Gordon usou há mais de 250 anos, Gordon's criou o personagem clássico do gin para fazer o G&T perfeito com um sabor limpo e dominante de zimbro. É o gin mais vendido no mundo e em 2023 levará para o Comida di Buteco, seu sabor, para que todos os butequeiros possam experimentar “o gin dos gins”, premiado mundialmente. Em 12 circuitos do Comida di Buteco a marca estará presente com taças e materiais de merchandising, se aproximando do consumidor nesta ocasião.


Novos Negócios

Com o objetivo de manter a chama do Comida di Buteco acesa com seu público, mesmo fora do período do concurso, alguns projetos de extensão da marca em conjunto com grandes marcas em diferentes categorias como:


Piraquê

Fundada em 1950, a marca carioca de biscoitos, massas e torradas possui fábricas equipadas com alta tecnologia, que atuam para garantir que os produtos cheguem fresquinhos aos pontos de venda. Piraquê acredita que o concurso Comida di Buteco tem um Quê de Originalidade na essência, portanto, tem um Quê de Piraquê! Por isso, pela terceira vez, a marca patrocina a ação, que amplia a visibilidade de todos os botecos participantes. Neste ano, o novo produto Piraquê, licenciado para o projeto, são os deliciosos salgadinhos Comida di Buteco em formato de “pastelzinho” de trigo, nos sabores filezinho, anéis de cebola e pepperoni, que trazem a crocância e os sabores típicos de petiscos de boteco para o público."


Sympla

Fundada em 2012, a Sympla é o maior ecossistema de experiências do Brasil, oferecendo eventos presenciais e conteúdos digitais dos mais variados temas para mais de 20 milhões de consumidores e mais de 200 mil produtores, em mais de 3.300 cidades do país.A tecnologia faz parte do DNA da Sympla, e a parceria com Comida di Buteco cumpre o seu propósito: conectar pessoas a experiências únicas por meio da tecnologia.A Sympla acredita que pode ajudar os butequeiros a terem uma experiência melhor com o Concurso, entregando uma solução gratuita no seu App: o mapa dos bares participantes. Além disso, a parceria com Comida di Buteco permite levar educação sobre tecnologia e eventos para quase mil bares em mais de 40 cidades, ajudando pequenos negócios a crescerem através de uma ferramenta de gestão de tickets simples, barata e acessível.




Serviço:

Comida di Buteco Rio de Janeiro

Quando: 07 de abril a 07 de maio


Butecos estreantes:


Adega Duas Nações - Av. Vicente de Carvalho, 995 | Vicente de Carvalho. Tel.: 3391-1455.

Funcionamento: de segunda a quinta, de 11h às 22h30min | sexta e sábados, de 11h às 23h | domingos, de 10h às 22h30min.

Petisco: Bolinho de Bacalhau ao Murro: Tradicional bolinho de bacalhau ao murro acompanhado de pimenta biquinho, com uma pasta de manjericão, coentro e pimenta do reino.


Afro Gourmet - Rua Barão do Bom Retiro, 2316 - Loja A | Grajaú. Tel.: 3269-6357 Funcionamento: de quarta a sexta, de 17h às 22h | sábados, de 12h às 22h | domingo, de 12h às 18h.

Petisco: Bráfica - Duas texturas de banana da terra (purê e chips), com lombo suíno ao molho de especiarias.


Armazém do Caranguejo - Rua Visconde de Itaboraí, 196 - Loja 4 | Centro, Niterói. Tel.: 99632-6241.

Funcionamento: de segunda a sábado, de 11h às 20h | domingos, de 11h às 17h.

Petisco: Caranguejo Estrela de Davi: Caranguejo ao molho de coentro, acompanhado de farofa de alho.


Arrasta Pra Cima - Rua Itaicaba, 231 | CURICICA. Tel.: 97883-6885

Funcionamento: de terça a quinta, de 18h à 00h | sextas, de 18h à 1h | sábados, de 12h à 1h | domingos, de 12h à 00h.

Petisco: Engajado: Bolinho de Costela no Bafo e catupiry, recheado de queijo canastra meia cura, acompanhado de duas geleias (pimenta defumada e damasco com bacon).


Assado na Vila - Rua Jorge Rudge, 60 - Loja C | Vila Isabel. Tel.: 99277-6285.

Funcionamento: segundas, de 11h às 21h | de quarta a sábado, de 11h às 22h30min | domingo, de 11h às 20h.

Petisco: Escondidinho na Vila: Creme de queijo coalho com cupim assado no bafo com dry rub, farofa de queijo coalho e molho chimichurri.


Bar Acaso - Avenida Brás de Pina, 1450 - loja a | Vila da Penha. Tel.: 99177-8596

Funcionamento: Segunda a domingo, de 11h às 23h.

Petisco: Drumet Crocante - Drumets recheados com bacon, calabresa e queijo. Acompanhado de molho de lemon pepper.


Bar Brasil - Avenida Mem de Sá, 90 | Centro. Tel.: 2509-5943

Funcionamento: Terças e quartas, de 11h às 23h | De quinta a sábado, de 11h à 00h | Domingos, de 11h às 17h.

Petisco: Porquinhos Mancos - Bolinhos de joelho de porco com lemon Pepper, acompanhados de vinagrete de repolho, geleia de pimenta e batidinha de limão.


Bar da Reserva - Rua Grajaú , 247 (Esquina com Rua Canavieiras) | Grajaú. Tel.: 2179-6908.

Funcionamento: De terça a domingo, de 11h30min à 00h.

Petisco: Perdido de Costela - Duas coxinhas de costela com agrião e queijo gorgonzola, acompanhada de geleia de pimentas vermelhas e hortelã.


Bar do Thomaz - Estrada dos Bandeirantes, 7967 - LJ 0122 | Curicica. Tel.: 96601-9675

Funcionamento: De segunda a domingo, de 18h à 00h.

Petisco: Sandu bi - Sanduíche partido ao meio, com uma metade recheada de carne assada desfiada com cebola caramelizada e a outra recheada de copa lombo desfiada com chutney de abacaxi. Ambas são cobertas com queijo derretido.


Barão Chopp e Petiscos - Rua Padre Januário, 83 - LJ B | Inhaúma. Tel.: 99656-8271 Funcionamento: De terça a sexta, de 17h à 00h30min | Sábados, de 12h à 00h30min | Domingos, de 12h às 21h30min.

Petisco: Deu Cupim no Barão - Porção com três croquetes de cupim, marinados no mix de especiarias e recheado com mussarela, ao toque suave de gorgonzola e parmesão. Acompanhado de maionese de alho, salsa e molho de pimenta agridoce.


Beer Soccer Club - Rua Passo da Pátria, 228 | Jardim Vinte e Cinco de Agosto, Duque de Caxias. Tel.: 2653-2196.

Funcionamento: Segundas, terças e domingos, de 11h30min às 23h | De quarta a sábado, 11h30min à 00h.

Petisco: Cavadinha do Patrono - Camarão cinza salteado com molho triplo burro intercalado com mouselline de batata baroa.


Biricutico Bar e Botequim - Rua Magalhães Couto, 356 | Méier. Tel.: 96491-2235.

Funcionamento: Segundas, de 12h às 21h | De terça a sábado, de 11h às 23h | Domingos, de 11h às 21h.

Petisco: Carioquinha Amigo - Caldo de feijão carioca, linguiça, bacon, temperado com vinagrete e especiarias. Acompanhado de torresminho.


Bora BBQ - Rua Capitão Félix, 110 (RUA 15 LOJA 8) | Benfica. Tel.: 98477-0842.

Funcionamento: De terça a sábado, 11h às 19h | Domingos, de 11h às 18h.

Petisco: Pork Atolado - Creme de mandioquinha com páprica defumada, intercalado com copa lombo defumado em lenha frutífera, desfiado e finalizado com molho barbecue, guarnecido com snacks de queijo coalho assado, crispy de bacon e coentro.


Boteco Berço do Samba - Rua do Catumbi, 51 | Catumbi. Tel.: 97188-3051.

Funcionamento: Terças, de 14h às 22h | Quartas e quintas, de 14h à 00h | Sextas e sábados, de 12h à 00h | Domingos, de 12h às 22h.

Petisco: Croquetinho do Berço - Croquete de carne moída e costela bovina com bacon picado, tomilho fresco, acompanhada de maionese de bacon e cebola roxa caramelizada.


Boteco Sabugosa - Rua Maria Quitéria, 68 | Ipanema. Tel.: 3253-6007.

Funcionamento: Domingo e segundas, de 10h às 21h | De terça a quinta, de 10h às 22h | Sextas e sábados, de 10h às 23.

Petisco: Enroladinho do Sabu - Camarão enrolado em filé de peixe, recheado com cream cheese e molho de aneto, servido com mousseline de cenoura.



Botequim Empório da Cerveja - Rua Lígia, 166 | Olaria. Tel.: 96784-1280.

Funcionamento: De terça a quinta, de 16h à 00h | Sextas e sábados, de 10h à 00h30min | Domingos, de 10h às 22h.

Petisco: Drumetes a Quatro Elementos - É um drumet, marinado no alecrim, acompanhado de quatro molhos a base de especiarias, representando terra, água, fogo e ar.


Caju Gastrobar - Rua Barata Ribeiro, 2 - LJ B| Copacabana. Tel.: 3264-3713.

Funcionamento: De domingo a quinta, de 12h à 00h | Sextas e sábados, de 12h à 01h.

Petisco: Cai de Língua no Urucum - Cubinhos de língua à milanesa, acompanhados de uma deliciosa maionese de urucum.


Cantinho da Tia Joana - Praia de Itaipu, 16 - Vila dos Pescadores | Itaipu, Niterói. Tel.: 2608-0932.

Funcionamento: De quarta a segunda, 10h às 17h.

Petisco: Frutos do Mar Atolado - Escondidinho de frutos do mar, gratinado com queijo parmesão.


Casa de Noca - Rua Pinheiro Freire, 30 | Paquetá. Tel.: 99977-7162.

Funcionamento: De quinta a domingo, de 11h às 17h.

Petisco: Sardinha na Lata - Sardinha na lata forrada com chutney de cebola roxa. Acompanhada de fatias de pão italiano, pasta de azeitonas pretas com alcaparras.


Casinha Amarela - Praça São Roque, 25 | Paquetá. Tel.: 99148-3848.

Funcionamento: Quinta de 11h às às 16h | De sexta a domingo, de 12h às 18h

Petisco: Calafell, do Egito ao Agito em Paquetá - Falafel (bolinho de grão de bico e especiarias), recheado com camarão e cream cheese, acompanhado de pão árabe e molho de iogurte da casa com tahine.


Churraxcou - Rua Antônio Storino, 161 - LJ D | Vila da Penha. Tel.: 98132-2495.

Funcionamento: Terças, quartas, quintas e domingos, de 11h às 23h30min | Sextas e sábados, de 11h à 00h.

Petisco: Trouxinha de Buteco - Trouxinha recheada com costela desfiada, cebola roxa refogada e catupiry, salpicada com farofa de torresmo e acompanhada de uma redução feita com mel, laranja e mostarda.


Combinado Carioca - Rua Carlos de Vasconcelos, 155 | Tijuca. Tel.: 96884-8325

Funcionamento: Segundas e terças, de 11h às 16h | De quarta a sábado, de 11h às 23h | Domingos, de 11h às 21h.

Petisco: Porkinho Crocante - Bolinho de feijão branco crocante, recheio cremoso de barriga de porco, hortelã e mini torresmos.


Crepe e Cevada - Av. do Magistério, S/N - Moneró | Portuguesa. Tel.: 3975-0276.

Funcionamento: Segundas, terças, quartas, quintas e domingos, de 11h às 23h30min | Sextas e sábados, de 11h à 00h.

Petisco: Capiau - Porção de filé de tilápia, temperado com alho, azeite e limão, empanado com farinha panko e frito. Acompanhado de molho cremoso de limão com mostarda, orégano e pimenta do reino.


Dantes - Av. Nossa Senhora de Copacabana, 86 - LJ A | Copacabana. Tel.: 3435-0026 Funcionamento: De terça a domingo, 11h à 01h.

Petisco: Três amores - Bolinho de risoto de camarão com frango ao curry - Uma conexão entre Oriente e Ocidente, servido de um jeito brasileiro.


Deck Bar e Restaurante - Rua Alameda dos Ingás (Ilha da Gigóia), 190 - Casa B | Barra da Tijuca. Tel.: 3738-0935.

Funcionamento: De segunda a domingo, de 11h às 22h.

Petisco: Bolinho de Foda - Massa folheada recheada com carne de leitão desfiado, cebola roxa ao vinho, queijo provolone e catupiry. Empanado com torresmo de queijo e frito servido com geleia de ervas especiais.


Divino São Francisco - Av. Rui Barbosa, 153 - LJ 110 | São Francisco, Niterói. tel.: 2611-7412.

Funcionamento: De segunda a quinta, de 11h às 21h | Sextas e sábados, de 11h às 22h | Domingos, de 11h às 19h.

Petisco: Carne Divina - Carne assada desfiada, com molho de masala e tomilho, servida no pão tipo francês e coberta com queijo parmesão maçaricado.


Estação Largo do Machado 184 - Rua Bento Lisboa, 184 - LJ L e K | Catete. Tel.: 2556-5323

Funcionamento: De segunda a domingo, de 11h à 01h.

Petisco: Trio Merenda - Mini sanduíche com blend de carnes suínas, especiarias, ervas e molhos diferenciados. Servido num delicioso pão crocante.


Estúdio 11 Botequim - Praça Leoni Ramos, 9 | São Domingos, Niterói. Tel.: 97265-8389. Funcionamento: De segunda a sábado, de 12h à 00h.

Petisco: De Frente Pro Crime - Peito de boi finalizado na chapa com queijo gratinado, servido com salada de repolho com canela, e fatias de pão brioche na manteiga.



Fakas Beef - Estrada do Cafundá, 304 | Taquara. Tel.: 3507-9206

Funcionamento: De terça a sexta, de 17h à 00h | Sábados, de 12h à 01h | Domingos, de 12h às 22h30min.

Petisco: Carioka de Três - Purê de feijão branco com cupim defumado, ao molho tipo ferrugem e cerveja preta. Acompanha farofa panko com alho e geleia de pimenta.



Feliz Chopp e Grill - Rua Felisbelo Freire, 296 | Ramos. Tel.: 97994-8145.

Funcionamento: Segundas e terças, de 11h às 16h | De quarta a sábado, de 11h às às 23h | Domingos, de 11h às 19h.

Petisco: Vaca Atolada du Feliz - Barquinho de aipim frito, com costela desfiada e geleia de pimenta e manjericão; finalizado com crocante de nozes.


G&G Gourmet - Rua Sacadura Cabral, 55 | Saúde. Tel.: 96571-0079.

Funcionamento: De quarta a sábado, 12h às 21h | Domingos, de 12h às 20h.

Petisco: Ajeum da Pequena África - O consagrado Bobó da Geórgia ganhou cara nova e virou o bolinho de bobó de camarão, e com ele trouxemos, também, a opção vegetariana/vegana, para que ninguém fique de fora desse ajeum. Acompanhados por um vinagrete de pimenta biquinho e alho laminado.


Guela Seca - Estrada Francisco da Cruz Nunes, 11077 - LJ 101 | Itaipu, Niterói. Tel.: 3619-1072.

funcionamento: Terças, quartas, quintas e sextas, de 16h às 23h | Sábados, 11h às 23h | Domingos, de 11h às 19h.

Petisco: Guelinha - Aipim cozido com manteiga de garrafa e costela desfiada defumada.


Jardim Mediterrâneo - Rua Cambaúba, 1153 | Jardim Guanabara. Tel.: 99145-0991. Funcionamento: Segundas, de 18h à 00h | De terça a domingo, 11h à 00h.

Petisco: 1 é bom, 2 é pouco e 3 é delicioso demais - Três bolinhos super deliciosos com os nossos melhores sabores e temperos do mediterrâneo.


Ladeira 7 Bar - Ladeira João Homem, 7 | Morro da Conceição. Tel.: 96981-1833.

Funcionamento: De terça a domingo, de 12h às 20h.

Petisco: Coxinha da Ladeira - Uma porção de cinco coxinhas suculentas de frango selecionado, acompanhadas de uma deliciosa geleia da casa.


Mortadella's - Rua Senador Vergueiro, 44 - LJ A | Flamengo. Tel.: 3253-5442.

Funcionamento: De terça a domingo, de 12h à 00h.

Petisco: Afogando o Nhoque - Espécie de “fondue" de nhoques fritos. Num aparelho desenhado especialmente para isso, serviremos uma porção de 24 nhoques de massa de batata, ladeados por um bowl aquecido repleto de ragu borbulhante de carne assada com sabor de boteco, isto é, caprichada no louro, na salsa e na cebolinha; nas pimentas calabresa e do reino, e com um toque final de páprica e tomilho.



On Tap - Rua Major Ávila, 455 - LJ H | Tijuca. Tel.: 3502-9295.

Funcionamento: De terça a sexta, de 15h às 23h | Sábados e domingos, de 12h às 23h. Petisco: Porquinho na Sauna - Dois sanduichinhos de paleta de porco defumada e cozida lentamente até desfiar, no pão bun (pãozinho chinês) com rúcula, picles de cebola roxa e pimenta rosa.


Peixaria Divina Providência - Av. Monsenhor Félix, 565 | Irajá. Tel.: 3439-8663.

Funcionamento: De terça a sexta, de 18h às 23h30min | Sábados, de 11h às 23h30min | Domingos, de 11h às 21h30min.

Petisco: Preamar - Tacos de peixe assado e camarões temperados no mix de especiarias (Noz moscada, pápricas, mostarda em grãos e pimenta caiena), com alface, vinagrete de abacaxi, maionese caseira de limão siciliano, abraçados por uma tortilla crocante a base de camarões secos.


Pli On Board - Praia de Itaipu, 21 -LJ B | Itaipu, Niterói. Tel.: 3492-4382.

Funcionamento: De segunda a domingo, de 11h às 16h.

Petisco: Panier de bobó de camarão do Pli On Board - Cestinha de massa folhada artesanal com panier de bobó de camarão.


Porco Loko - Rua Américo Oberlaender, 21 - LJ 106 | Santa Rosa, Niterói. Tel.: 99142-3033.

Funcionamento: De terça a sexta, de 10h às 22h | Sábados, de 10h às 23h | Domingos, de 11h às 16h.

Petisco: Um Porquinho de Tudo - Carne de Pancetta desfiada com queijo cremoso, crotons de queijo coalho e bacon Jack Daniel 's.


Quintal DuGraja - Rua Caçapava, 2 - LJ A | Grajaú. Tel.: (21) 3400-8352.

Funcionamento: Terças, de 11h às 17h | Quartas e quintas, de 11h às 22h | Sextas e sábados, de 11h às 23h | Domingos, de 11h às 20h.

Petisco: Chilli Nordestino - Uma mistura arretada de sabores nordestinos e mexicanos. Receita do tradicional prato mexicano Chili, com produtos utilizados na culinária nordestina. Feijão de corda com molho de camarão, pimenta dedo de moça, queijo prato e camarões grelhados, servido com nachos mexicanos.


Sabará Restaurante - Rua Almirante Gavião, 11 - LJ C | Tijuca. Tel.: 3437-6069.

Funcionamento: Segundas, de 11h às 16h | De terça a sábado, de 11h à 00h | Domingos, de 11h às 23h.

Petisco: Petequinhas de Camarão - Massa recheada com camarão e cream cheese.


Seu Cristóvão - Rua São Cristóvão, 291 - LJ A | São Cristóvão. Tel.: 3860-5278.

Funcionamento: De terça a quinta, de 11h à 00h | Sextas e sábados, de 11h à 00h30min | Domingos, de 11h às 17h.

Petisco: Canudo Imperial - Canudos crocantes nos sabores de costela no bafo desfiada e calabresa, acompanhado por um delicioso molho do chef.


Seu Jão Botequim - Rua Expedicionário José Amaro, 1497 | Vila São Luís, Duque de Caxias. Tel.: 3135-4600.

Funcionamento: De terça a quinta, de 12h às 22h | Sextas12h às 23h | Domingos, de 12h às 18h.

Petisco: Torresmo Atropelado - Torresmo suíno desconstruído, costela desfiada temperada na cerveja, coberto com farofa de torresmo e pimenta biquinho, servido com cookies de feijão tropeiro e molho de damasco.


Tainá Gourmet - Rua Expedicionário José Amaro, 838 | Vila São Luís, Duque de Caxias. Tel.: 98100-5236.

Funcionamento: De segunda a domingo, de 11h à 00h.

Petisco: Onde tudo começou - Quatro bolinhos de carne de sol desfiado com queijo coalho e empanado na farinha panko, acompanhado de manteiga de garrafa saborizada e cebola crispy.


Tártaros Bar e Grill - Rua Grajaú , 22 - LJ A, B e C | Grajaú. Tel.: 3251-6718.

Funcionamento: De terça a domingo, de 11h30min às 23h30min.

Petisco: Escondidinho do Texas - Brisket (peito bovino) defumado, desfiado com caldinho coberto com mac and chesse (macarrão com cheddar), com farofa de bacon e gratinado com parmesão.


Traçado Botequim - Rua Ronald de Carvalho, 154 - LJ C | Copacabana. Tel.: 3449-5899 Funcionamento: De segunda a quinta, de 18h à 00h | Sextas, de 18h à 01h | Sábados, de 12h à 00h | Domingos, de 12h à 00h.

Petisco: Sardalhau - O famoso bolinho de bacalhau abrasileirou e virou Sardalhau. Três bolinhos de sardinha com azeite especial da casa (ervas, especiarias, limão siciliano e pimenta dedo de moça).


U.T.I do Chopp - Rua Relvaldo, 205 | Taquara. Tel.: 99065-4933.

Funcionamento: De terça a quinta, de 18h à 00h | Sextas, de 17h à 01h | Sábados, de 11h à 01h | Domingos, de 11h à 00h.

Petisco: Moranguinha da Salinópolis 2 - Mini moranga recheada com carne de sol, salteada na manteiga de garrafa com sálvia, regada com um maravilhoso creme de queijo coalho, leve toque de mix de pimentas em grãos maceradas e coberta com queijo gratinado.


Victor Bar - Rua Riachuelo, 32 - LJ A | Centro. Tel.: 2507-8059.

Funcionamento: De segunda a quinta, de 11h à 00h | Sextas e sábados, de 11h à 01h | Domingos, de 11h às 22h.

Petisco: Duplinha no Buraco Quente - Dupla de mini pão francês com dois recheio: punheta de bacalhau desfiado banhado no azeite português com cebola roxa e salsa servido com pasta de azeitona preta; e lombinho suíno assado e desfiado servido com molho cremoso ao catupiry.


Vila Rica - Rua Cândido Mendes, 16 - Lj A | Glória. Tel.: 2509-6592.

Funcionamento: De segunda a quinta, de 10h à 00h | Sextas, sábados e domingos, de 09h à 00h.

Petisco: Espetinho de sol - Espetinho de carne de sol com queijo coalho, servido com palitinhos de aipim e vinagrete de jiló.


Wursteria - Rua Uruguai, 397 - LJ B | Andaraí. Tel.: 99689-8724.

Funcionamento: De terça a quinta, de 11h às 23h | Sextas, de 11h à 00h | Sábados, de 12h à 00h | Domingos, 12h às 22h.

Petisco: Pastel de Joelho de Porca Cremosa - Pastel com recheio cremoso de joelho de porco, cozido na cerveja, vinagrete de repolho com pimenta dedo de moça e molho de goiabada.



Butecos Veteranos


400 Steak Club - Rua Jambeiro, 400 | Vila Valqueire. Tel.: 3579-1497.

Funcionamento: De terça a sábado, de 12h à 00h | Domingos, de 12h às 22h.

Petisco: Bobózinho 400 - Bobó de camarão servido no cone de pastel crocante, acompanhado de cuscuz marroquino com ervas finas e pasta de pimentão.

Angurmê Culinária Afro Brasileira- Rua Visconde de Abaeté, 123 - Vila Isabel. Tel.: 99202-9229. Funcionamento: de quarta a sexta, de 17h à meia-noite | Sábados e domingos, de 12h à meia-noite. Petisco: Balaio da Vila - Tortilhas de fubá com ervas, pernil temperado com especiarias cominho. Acompanhado de antepasto de cebola roxa com canela e geleia de abacaxi com hortelã.

Areias de Itacoatiara - Estrada Francisco da Cruz Nunes, 11500 | Itaipu, Niterói. Tel.: 3628-4427, Funcionamento: De segunda a quinta, de 12h às 23h | Sextas e sábados, de 12h à 00h | Domingos, de 12h às 23h. Petisco: Pérolas de Iemanjá - Conchas de mexilhão recheadas de frutos do mar e açafrão gratinados com parmesão.

Armazém São Thiago - Rua Áurea, 26 | Santa Teresa. Tel.: 2232-0822. Funcionamento: De segunda a quinta, de 16h às 23h | Sextas e sábados, de 12h às 23h | Domingos, de 12h às 22h. Petisco: Centenário - Tortilha em formato de mini pudim com cobertura de mix de carne suína com um delicioso molho de tomate.

Art Chopp - Rua estrada Macembu, 63 | Taquara. Tel.: 99566- 8424. Funcionamento: De terça a sábado, de 17h às 00h30min | Domingos, de 12h às 23h30min. Petisco: Galinhada Carioca - Galinhada caipira, mas com requinte carioca. Leve e saborosa.

Baixo Araguaia - Rua Araguaia, 1709 | Freguesia JPA. Tel.: 3392-3760. Funcionamento: De segunda a sexta, de 18h à 00h | Sábados, de 12h à 00h | Domingos, de 12h às 22h. Petisco: Trem Mais Que Bom - Releitura gastronômica do clássico: abóbora com carne seca. Nhoque frito de abóbora, caramelizada na brasa e aipim, com tempero de sálvia no óleo de coco, salpicado de queijo coalho ralado. Carne seca desfiada em molho com canela, tomilho e vinho branco.

Baixo Gago - Rua Gago Coutinho,51 | Laranjeiras. Tel.: 2556-0638. Funcionamento: Segundas e terças, de 12h às 22h | De quarta a sábado, de 12h à 00h | Domingos, de 12h às 18h. Petisco: Tá Rocheda! - Incríveis pedaços de rabada, acompanhados de agrião e uma deliciosa farofa de cuscuz.

Bar da Gema - Rua Dona Zulmira, 134 | Maracanã. Tel.: 98148-4081. Funcionamento: De terça a sexta, de 17h às 23h | Sábados, de 11h às 22h | Domingos, de 11h às 17h. Petisco: Xica da Silva - Deliciosa carne de lata (porco) , acompanhada de farofa de feijão vermelho.

Bar da Laura - Rua Visconde do Uruguai, 183 | Centro, Niterói. Tel.99981-4199. Funcionamento: De segunda a domingo, de 12h às 22h. Petisco: Tô te Esperando na Janela - Bolinho de peito bovino assado com alho-poró e mussarela acompanhado de molho de coentro.

Bar do David - Ladeira Ari Barroso, 66 | Chapéu Mangueira, Leme. Tel.: 96483-1046. Funcionamento: De terça a quinta, de 12h às 21h | Sextas e sábados, de 12h às 22h | Domingos, de 12h às 21h. Petisco: Made in Favela -Trouxinha de mortadela com queijo, orégano, cebola, nozes e manjericão.

Bar do Elson - Alameda Dalton Barreto (Ilha da Gigóia), 40 | Barra da Tijuca. Tel.: 97670-1026. Funcionamento: De segunda a domingo, de 11h às 20h. Petisco: Baronesa - Bruschetta de pancetta defumada.

Bar do Gallo - Rua Cidade do Rio, 185 | Taquara. Tel.: 96447-3827. Funcionamento: De terça a sexta, de 17h às 22h | Sábados, de 12h às 23h | Domingos, de 12h às 21h. Petisco: Dê um Mexilhão Na Vida - Deliciosos mexilhões à vinagrete, servido com torradas artesanais feitas no azeite.

Bar do Jorginho - Rua Praia de Itaipu, 5 | Vila dos Pescadores, Itaipu – Niterói. Tel.: 98776-0770. Funcionamento: De segunda a domingo, de 10h às 17h. Petisco: Porquinho da Mamãe Esme - Carne de porco assada com alecrim, com leve toque de cerveja preta, com aipim frito e torradas.

Bar do Mariano - Rua Professor Valadares, 78 | Grajaú. Tel.: 2578-1232. Funcionamento: De segunda a quarta, de 12h às 22h | Quintas, de 12h às 23h| Sextas e sábados, de 12h à 00h | Domingos, de 12h às 22h. Petisco: Costela Embarcada - Costela de porco desfiada temperada com ervas e especiarias com queijo coalho. Acompanhado de geleia de abacaxi com pimenta.

Bar do Mineiro - Rua Paschoal Carlos Magno, 99 | Santa Teresa. Tel.: 2221-9227. Funcionamento: De terça a sábado, de 11h às 23h | Domingos, de 11h às 22h. Petisco: Vaca Atolada no palito com Mandioca Brava - Costela de boi cozida e desfiada agregada ao creme de seu próprio caldo e com creme de aipim bastante apimentado.

Bar du Barão - Rua Castro Barbosa, 36 - LJ A (esquina com Barão de Mesquita) | Grajaú. Tel.: 98458-9484. Funcionamento: De terça a sexta, de 16h à 00h | Sábados e domingos, de 11h às 23h. Petisco: Barão Mágico - Harumaki de costela bovina, com creme de gorgonzola, acompanhado de barbecue da casa.

Bar Gato de Botas - Rua Torres Homem, 118 - LJ C | Vila Isabel. Tel.: 98128-8252

Funcionamento: De terça a sexta, de 17h à 00h | Sábados, de 12h à 00h | Domingos, de 12h às 23h. Petisco: Gato Escondido - Escondidinho de Pernil com queijo gratinado.


Bar Limão com Mel - Rua Conde de Azambuja, 420 - LJ A | Maria da Graça. Tel.: 3197-4704.

Funcionamento: De segunda a domingo, de 11h à 00h.

Petisco: Bambu Mineiro - Espetinho de peixe enrolado com bacon, rodela de jiló, acompanhado com molho de ervas.


Bar Sambódromo - Avenida Salvador de Sá, 77 | Cidade Nova. Tel.: 2293-6703. Funcionamento: De terça a sábado, de 12h às 23h | Domingos, de 12h às 20h.

Petisco: Na Boca do Polvo - Polvo salteado com tomates defumados e confitados, finalizado com caviar de salsinha, farelo de bacon e chimichurri. Acompanhado de crocantes de arroz.


Bar Santo Remédio - Rua Barão de Mesquita, 922 - LJ A | Grajaú. Tel.: 3217-3515. Funcionamento: De terça a quinta, de 12h às 21h | Sextas e sábados, de 12h 22h | Domingos, de 12h às 17h.

Petisco: Porco Panc - Delicioso lombinho desfiado, saborizado por pesto de panc, hortelã-pimenta, imerso em uma perfeita caponata rica em especiarias e magias.


Biroska do Camarão - Rua Antônio Sales, 4 | Colônia Z10 (Ilha do Governador). Tel.: 98900-8547.

Funcionamento: De quarta a sábado, de 12h às 22h30min | Domingos, de 12h às 18h.

Petisco: Espetinho Bom Astral - Espetinho de camarão, alho poró e queijo coalho, acompanha molho de mostarda e mel.


Bistrô Aconchego - Rua das Rosas, 1500 | Vila Valqueire. Tel.: 98284-3962. Funcionamento: De terça a quinta, de 18h às 23h | Sextas, de 18h à 00h | Sábados, de 12h à 01h | Domingos, de 12h às 22h.

Petisco: Vaca Marinada - Carne desfiada marinada por 12 horas num tempero especial. Para acompanhar, massinha crocante e temperada feita na casa.


Bobô Bar - Rua Manuela Barbosa, 45 | Méier. Tel.: 99618-6544.

Funcionamento: De segunda a quinta, de 17h às 23h30min | Sextas, de 17h à 01h | Sábado, de 12h à 01h | Domingos, de 12h às 23h.

Petisco: Porca que Pariu - Espetinho de picanha Suína, com farofa de caipirinha e chimichurri de coentro.


Bode Cheiroso - Rua General Canabarro, 218 | Maracanã. Tel.: 2568-9511.

Funcionamento: De quarta a sábado, de 11h às 21h | Domingos, de 11h às 17h. Petisco: Bahia de Todos os Deuses - Caldo de sururu, acompanhado de torradas apimentadas.


Boemia Social Clube - Avenida Oliveira Belo, 1180 - LJ E | Vila da Penha. Tel.: 3190-5979.

Funcionamento: De segunda a domingo, de 12h à 00h.

Petisco: O Boi Ralado à moda Buteco - Bolinho de carne com tempero de ervas e molho shoyo. Acompanha vinagrete de abacaxi.


Booze Bar - Avenida Mem de Sá, 63 | Lapa. Tel.: 2252-1588 .

Funcionamento: De terça a quinta, de 12h às 23h | Sextas e sábados, de 12h à 00h | Domingos, de 12h às 23h.

Petisco: Escondidinho de Coxinha - Nossa coxinha virou um surpreendente escondidinho de frango e camarão com ervas.


Boteco Bendito Jamon - Rua Santa Luz, 18 (Esquina com a Av Brás de Pina) | Vista Alegre. Tel.: 3689-6604.

Funcionamento: De terça a sexta, de 16h às 00h30min | Sábados, de 12h à 01h30min | Domingos, de 12h à 00h30min.

Petisco: Porquinho Favorito - Delicioso creme de baroa com alho poró e bacon, recheado com costela suína defumada por 8h e desfiada, com queijo minas meia cura.


Boteco Carioquinha - Avenida Gomes Freire, 822 | Lapa. Tel.: 2252-3025.

Funcionamento: De terça a quinta, de 11h à 00h | Sextas e sábados, de 11h à 01h | Domingos, de 11h às 22h.

Petisco: Barriga de Sacanagem - Suculenta barriga suína, marinada com ervas e defumadas na casa, enrolada em massa crocante frita e creme de queijo.


Boteco do Lobo - Rua Professora Carmem de Freitas Salgado, 237 | Califórnia, Nova Iguaçu. Tel.: 3584-8184.

Funcionamento: Segundas, de 12h às 17h | De terça a quinta, de 12h às 23h | Sextas e sábados, de 12h à 00h | Domingos, de 12h às 20h.

Petisco: Moela Empanada do Lobo - Moela feita com especiarias, empanada no trigo e na farinha picante.


Boteco do Raoni - Rua Barão de Mesquita, 965 | Grajaú. Tel.: 3570-6162.

Funcionamento: Segundas, de 17h às 23h | De terça a domingo, de 11h às 23h.

Petisco: Vou comer a sua Rabada na Cesta - Rabada desfiada com tomilho, pimenta do reino e páprica picante, molho de agrião com avelã e purê de batatas com sálvia, servidos na cestinha de massa de pastel de feira com pimenta rosa.


Boteco do Teixeira - Rua General Venâncio Flores, 594 | Jardim Vinte e Cinco de Agosto, Duque de Caxias. Tel.: 2772-4258.

Funcionamento: De segunda a sábado, de 12h às 23h | Domingos, de 16h às 23h. Petisco: Bomboteco - Quatro deliciosos bombons crocantes, com recheio de bacalhau cremoso, embalados no bacon, servidos com um delicioso molho especial.



Boteco Vou Demais - Rua Paula Brito, 240 | Andaraí. Tel.: 3437-0610.

Funcionamento: Segundas, de 11h30min às 22h | De terça a quinta, de 11h30min às 23h | Sábados e domingos, de 11h30min à 00h.

Petisco: Camaporó no Italiano - Camarão refogado, com creme de alho poró, servido no pão italiano.


Botequim Chega Mais - Rua Barata Ribeiro, 247 | Copacabana. Tel.: 2547-1210. Funcionamento: De segunda a domingo, de 12h à 01h.

Petisco: Mignon Chique - Angu cremoso, coberto por creme de gorgonzola e tiras de filet mignon curtidas em mix de ervas. Acompanha azeite em infusão de ervas.


Botequim Rio Antigo - Rua Uranos, 1489 | Olaria. Tel.: 3867-6124.

Funcionamento: De terça a quinta, de 18h às 23h | Sextas e sábados, de 18h à 00h | Domingos, de 12h às 22h.

Petisco: Croquetes de Pulled Pork - Dupla de croquetes de lombo suíno, defumado na lenha de macieira e desfiado com molho barbecue de goiabada; empanados em farinha panko e servido com dois molhos (barbecue e geleia de abacaxi com manjericão basilicão).



Brazuca - Rua Luís Sá, 205 | Portuguesa. Tel.: 4141-2300.

Funcionamento: Terças e quartas, de 18h às 23h | Quintas, de 12h às 23h | Sábados e domingos, de 12h à 00h | Domingos, de 12h às 22h.

Petisco: Vou Invadir o Nordeste. Sou Cabra da Peste - Carne seca e de sol fatiadas, aipim frito e tiras de queijo coalho grelhado; acompanhados de farofa e manteiga de garrafa.


Buteco do Portuga - Rua Coronel Francisco Soares, 1351| Nova Iguaçu. Tel.: 97018-9227.

Funcionamento: Segundas, quartas e quintas, de 13h às 22h | Sábados e domingos, de 13h às 23h | Domingos, de 16h às 21h.

Petisco: Nosso Presente é Você - Creme de bacalhau, servido com batatas chips.


Buteko em Nome do Pai e do Filho - Rua Barão de Mesquita, 893 | Andaraí. Tel.: 3437-6166.

Funcionamento: De terça a sexta, de 17h à 00h | Sábados, de 13h à 00h | Domingo, de 13h às 22h.

Petisco: Moela das Arábias - Ao sair da lâmpada, o gênio realizou o desejo de todo butequeiro: Três deliciosos kibes de moela e, para acompanhar, geleia de pimenta com hortelã.


Cachambeer - Rua do Cachambi, 475 | Cachambi | Tel.: 3042-1640.

Funcionamento: De terça a sexta, de 17h à 00h | Sábados, de 12h à 00h | Domingos, de 12h às 18h.

Petisco: Chiqueirinho Arrumado - Fatias de pancetta de porco, grelhada na manteiga, com molho de barbecue, mel, mostarda amarela e pimenta biquinho. Para acompanhar, cubos de batatas refogados na manteiga com ervas finas.


Caldo de Pinto - Rua Ministro João Alberto, LT 40 QD 88 | São João do Meriti. Tel.: 2757-3415.

Funcionamento: De terça a sexta, de 18h às 23h | Sábados e domingos, de 13h às 23h.

Petisco: Comida di Roça - Escondidinho de costela defumada.


Carpaccio - Rua Joana Kalil, 9 | Jardim Meriti, São João de Meriti. Tel.: 2699-0468. Funcionamento: De segunda a sexta, de 11h às 16h | Sábados e domingos, de 11h às 17h.

Petisco: Vasco da Gama: O Heróico Português - Bacalhau desfiado, cebola, mostarda preta e purê de aipim, gratinados com requeijão e queijo parmesão. Acompanhados de molho preparado com um mix de ervas e especiarias.


Casa da Sogra - Rua Praia de Itaipu, 22 - Travessa Tereza | Itaipu. Tel.: 96448-8071. Funcionamento: De quarta a segunda, 11h às 18h.

Petisco: Mix de Frutos do Mar - Feijoada de frutos de mar, acompanhada de farofa de camarão e crispy de couve da sogra.


Cevina - Rua Passo da Pátria, 276 | Jardim Vinte e Cinco de Agosto, Duque de Caxias. Tel.: 3842-2525.

Funcionamento: De segunda a sábado, de 12h às 23h Domingos, de 16h às 22h. Petisco: Vixe Mainha - Bobó de camarão, farofinha crocante de camarão, chips de banana da terra e azeite saborizado de chimichurri de limão a gosto.


Cine Botequim - Rua Conselheiro Saraiva, 39 | Centro. Tel.: 2253-1414.

Funcionamento: De segunda a sexta, de 12h às 22h | Sábados, de 12h às 17h.

Petisco: Onde os Fracos não têm Vez - Seis dadinhos de batatas, empanados no tempurá com ervas e especiarias, molho barbecue, costela bovina desfiada, queijo ralado e farofa crocante de ervas. Tudo numa cama do molho da costela.


Coletivo Bar - Rua Visconde de Itamarati, 115 | Maracanã. Tel.: 2567-2308.

Funcionamento: De terça a quinta, de 17h às 23h | Sextas e sábados, de 12h às 23h | Domingos, de 12h às 22h.

Petisco: Fondue Coletivo - Linguiça ao molho de tomate e ervas de provença, sobre polenta cremosa ao parmesão, no pão italiano e cenoura fermentada.


Contemporâneo Lapa - Avenida Gomes Freire, 625 | Centro. Tel.: 2507-1758.

Funcionamento: Segundas, de 12h às 17h | De terça a quinta, de 12h às 23h30min | Sextas e sábados, de 12h à 00h30min | Domingos, de 12h às 23h30min.

Petisco: Os Três Porquinhos - Uai, sô! Carne de porco com ervas e especiarias é um prato cheio para o bar que tem a pegada mineira. Aqui, cada porquinho tem um sabor diferente: porquinho Cícero, é um filé suíno, ao pesto de alecrim com cachaça. Já o Heitor, é feito com capim limão e páprica picante. E o Prático, é com açafrão, curry e abacaxi. Para acompanhar, farofa de torresmo.


Costelas - Rua Barão de Iguatemi, 408 | Praça da Bandeira. Tel.: 95101-8383.

Funcionamento: De terça a sábado, de 11h30min às 22h | Domingos, de 11h30min às 17h.

Petisco: Camarão que Dorme a Onda Leva - Creme de camarão com bacon, páprica defumada e purê de batata baroa, cobertos com camarão grelhado, bacon crocante e pesto de coentro.


Deza Botequim - Travessa Tamoios, 32 | Flamengo. Tel.: 3449-3124.

Funcionamento: De terça a sexta, de 12h à 00h | Sextas e sábados, de 12h à 01h | Domingos, de 12h às 22h.

Petisco: Riobahea - Crocantes de arroz com camarão defumado, queijo coalho, coco, acompanhado de maionese artesanal de coentro e molho Bahêa (mix de pimentas e ervas).


Dida Bar - Rua Barão de Iguatemi, 379 | Praça da Bandeira. Tel.: 2504-0841.

Funcionamento: Terças, de 16h às 22h | Quartas, de 12h às 22h | De quinta a sábado, de 12h às 23h | Domingos, de 12h às 18h.

Petisco: Embarquei na Mandioca - Dadinho de feijoada com couve crocante. Acompanhada de molho de pimenta.


Dom Pedro - Rua Francisco Manuel, 31 | Benfica. Tel.: 3279-0092.

Funcionamento: De segunda a sexta, de 12h às 22h | Sextas, de 12h às 21hh20min | Domingos, de 12h às 17h.

Petisco: Caravela do Dom - Combo de porções de camarão com ervas finas, dadinhos de linguado ao molho especial e bolinhas de salmão com molho de maracujá.


Edinho do Caranguejo - Rua Humberto de Campos, 143 | Centro, Duque de Caxias. Tel.: 2772-1319.

Funcionamento: De segunda a quinta, de 12h às 23h | Sextas e sábados, de 12h à 00h.

Petisco: 40 Para Comemorar os 40 anos de Edinho do Caranguejo - Uma deliciosa costela macia e desfiada, coberta com queijo gratinado. Para acompanhar, lascas de massa de pastel fritinhas e crocantes.


Empório da Ovelha - Rua Álvares de Azevedo, 108 | Icaraí. Tel.: 3619-0449.

Funcionamento: De terça a domingo, de 12h às 22h.

Petisco: Cordeiro Surpreendente - Ragu de cordeiro, servido com uma cesta de pães e torradas.


Empório do Bacalhau - Rua Professor Paula Aquiles, 4 | Vila da Penha. Tel.: 99014-6356.

Funcionamento: De terça a domingo, de 12h à 00h.

Petisco: Britanozes - Escondidinho cremoso de bacalhau.


Empório Quintana - Rua Capitão Félix, 110 (Cadeg - LJ 14) | Benfica. Tel.: 96017-3849.

Funcionamento: De terça a sábado, de 11h às 19h | Domingos, de 10h30min às 18h.

Petisco: Vento Sardo - Batatinhas com pimenta do reino, pétalas de cebola com açafrão, finalizados com lâminas de polvo, azeitonas portuguesas, camarão, crispy de Jamón e cebolinha. Tudo acompanhado de três temperos à parte: azeite de páprica, alho torrado e espuma de limão siciliano


Empório Santa Oliva - Avenida Tenente-Coronel Muniz de Aragão, 26, Jacarepaguá, Anil. el.: 3988-8489.

Funcionamento: De terça a quinta, de 16h à 00h | Sextas e sábados, de 12h à 00h | Domingos, de 12h às 22h.

Petisco: Coxinhas do Rei - Deliciosas tulipas de frango, envolta ao bacon, batata ralada no panko com parmesão. Acompanhada de um delicioso molho picante de aroeira.


Esconderijo Bar - Rua Itabaiana, 8 | Grajaú. Tel.: 3178-2525.

Funcionamento: De terça a quinta, de 17h30min às 23h30min | Sextas, de 17h30min à 00h | Sábados, de 12h à 00h | Domingos, de 12h às 23h30min.

Petisco: Croc PIG - Croquete de copa lombo, empanados na farinha Panko, acompanhado de farofa de bacon e dois molhos: ketchup caseiro e geleia de abacaxi com pimenta e curry.


Folia do Boi - Rua Cachambi, 253 | Cachambi. Tel.: 2261-0058.

Funcionamento: De terça a quinta, de 11h às 23h | Sextas. de 11h à 00h | Sábados, de 11h30min à 00 | Domingos, de 11h30min às 20h.

Petisco: No caminho das Índias, fomos parar no México - Coxinha de feijão mexicano, recheada com picanha suina selada na brasa e desfiada, acompanha molho barbecue.


Granel - Rua Vereador Duque Estrada, 50 | Santa Rosa, Niterói. Tel.: 3629-9629. Funcionamento: De terça a quinta, de 18h às 23h | Sextas e sábados, de 12h às 23h | Domingos, de 12h às 17h.

Petisco: Camarão da Van, Bolinhos de Arroz da Rê e Vinagrete da Val - Camarão ao creme de batata baroa com toque de endro da Van; bolinhos de arroz com açafrão da Rê e vinagrete de pimenta cheiro da Val.


Hora Extra - Rua Arcozelo, 60 | Vila Valqueire. Tel.: 3269-3020.

Funcionamento: De terça a sexta, de 18h à 00h | Sábados, de 15h à 00h | Domingos, de 13h às 22h.

Petisco: Lagoa Azul - Bobó de frutos do mar, servido em uma cestinha crocante.


Ilha do Sol - Rua Furquim Werneck, 110 | Paquetá. Tel.: 99608-8110.

Funcionamento: De quarta a segunda, de 10h às 21h.

Petisco: Obá Obá Baobá - Seis folhas crocantes e recheadas, servidas em um tronco de árvore. São 3 sabores: moqueca de camarão, creme de queijo com bacon e amêndoas; burrata com tomate confit e manjericão. Acompanhada de uma deliciosa geleia de pimentas.


Maracujá da Ilha - Ilha Primeira, 13 (Ilha da Gigoia) | Barra. Tel.: 96592-5863.

Funcionamento: Quartas, quintas e domingos, de 12h às 20h | Sextas e sábados, de 12h às 21h.

Petisco: Fish and Chips - Tiras de peixe empanadas com ervas, servido com chips de aipim e molho especial caseiro. Inspirado nos famosos Fish and Chips de Londres.


Mr Meat - Rua Visconde de Abaeté. 139 | Vila Isabel. Tel.: 96401-6410.

Funcionamento: De terça a sexta, de 17h à 00h | Sábados, de 11h à 00h | Domingos, de 11h às 23h.

Petisco: QuiLombança - Copa lombo desfiado, salada de repolho, conserva de cebola roxa, acompanhados de pão fatiado.


Nasceu do Sol - Rua Barão de Mesquita, 1039 | Grajaú. Tel.: 2268-0457.

Funcionamento: De segunda a sábado, de 11h às 23h | Domingos, de 11h às 22h.

Petisco: Al Mare - Três pastéis de camarão, ao molho com alho poró e catupiry . Acompanhado de molho de ervas e especiarias.


Noo Cachaçaria - Rua Barão de Iguatemi, 358 | Praça da Bandeira. tel.: 99726-8608.

Funcionamento: De quarta a sábado, de 12h às 23h | Domingos, de 12h às 17h. Petisco: Tem Cogumelo NOO meu Bico - Purê de grão de bico, caponata de berinjela, confit de cogumelo, tomate cereja e alho. Por cima, azeite de ervas com semente de abóbora torrada. Servido com pão sírio.


Os Imortais - Rua Ronald de Carvalho, 147 | Copacabana. Tel.: 3563-8959.

Funcionamento: Segundas e terças, de 17h à 00h | Quartas e quintas, de 17h à 01h | Sextas, de 17h às 02h | Sábados, de 12h às 02h | Domingos, de 12h à 00h.

Petisco: Caminho das Índias - Filé mignon suíno, ao molho indiano e coberto por deliciosos quiabos crocantes.


Palitus Bar - Avenida Carlos Ermelindo Marins, 501 | Jurujuba, Niterói. Tel.: 96822-6618.

Funcionamento: De terça a sexta, de 17h à 00h | Sábados, de 12h à 00h | Domingos, de 12h às 22h.

Petisco: Fantasia De Frutos Do Mar - Sete bolinhos de frutos do mar, acompanhado de um molho de ervas.


Pasta da Nonna - Avenida Brasil, 367 | Vila São Luís, Duque de Caxias. Tel.: 3743-4470.

Funcionamento: De segunda a quinta, de 18h às 23h | Sextas, de 18h às 23h30min | Sábados, de 13h às 23h30min | Domingos, de 13h às 23h.

Petisco: Bom 10+! - Bolo de carne, recheado com requeijão e mussarela, coberto com purê de batata baroa e fatias de bacon crocante.


Pastelaria do Lido - Praia José Bonifácio, 59 | Paquetá. Tel.: 3397-0280.

Funcionamento: Quintas e domingos, de 11h às 20h | Sextas e sábados, de 11h às 22h.

Petisco: Ô trem bom, sô! - Três pastéis de iguarias mineiras: costela bovina com geleia de abacaxi, carne seca com couve crocante e tutu e suas carnes. Servidos com a uma saborosa pimenta da casa e, de sobremesa, duas estrelas mineiras: o doce de leite e a dupla Romeo e Julieta.


Pescados na Brasa - Rua Vítor Meireles, 92 | Riachuelo. Tel.: 99359-4753.

Funcionamento: De terça a sábado, de 11h às 21h30min | Domingos, de 11h às 18h.

Petisco: Pirá do Pescador - Pirarucu de manejo sustentável, recheado com queijo coalho e tucupi acompanhado com molho vinagrete de jambu.


Princesa da Lapa - Rua da Lapa, 128 | Centro. Tel.: 2252-5866.

Funcionamento: De terça a quinta, de 10h às 22h | Sextas e sábados, de 10h à 00h | Domingos, de 12h às 20h.

Petisco: Sua Batata Tá Assando - Deliciosas batatas médias assadas no forno com alecrim e azeite, recheadas com ragu de rabada em especiarias, finalizadas com queijo mussarela e pesto refrescante de ervas finas.


Quintal do Peter Espetaria - Rua Áurea Fonseca de Jesus, 204 | Califórnia, Nova Iguaçu. Tel.: 2695-5020.

Funcionamento: Segundas, de 11h30min às 16h | De terça a sábado, de 11h30min às 23h | Domingos, de 12h às 21h.

Petisco: Barriga da Sogra - Uma deliciosa barriga de porco, com um tempero especial de família, acompanhada com uma suculenta porção de aipim, preparada com manteiga de garrafa e um molho de ervas finas.


Quintal do Stuart - Rua Cachambi, 438 | Cachambi. Tel.: 97675-2511.

Funcionamento: De terça a sexta, de 18h à 00h | Sábados, de 12h à 00h | Domingos, de 12h às 18h.

Petisco: O Boi Pastou no Quintal - Ossobuco desfiado feito no bafo, dentro de uma casquinha artesanal, sob um creme de queijo canastra, finalizado com broto de agrião e pimenta biquinho.


Rei do Bacalhau - Rua Guilhermina, 596 | Encantado. Tel.: 2289-7246.

Funcionamento: De terça a quinta, de 11h às 22h | Sextas e sábados, de 11h às 23h | Domingos, de 11h às 18h.

Petisco: Gajo? O petisco do cozido à portuguesa - Croquete frito das carnes do cozido à Portuguesa (prato típico Português). Acompanha molho picante.


Ruanita - Rua Anita Garibaldi, 60 | Copacabana. Tel.: 98888-6236.

Funcionamento: De segunda a sexta, de 18h à 00h | Sábados, de 14h à 00h | Domingos, de 14h às 22h.

Petisco: Jambalaya CAJUN - Três bolinhos de jambalaya CAJUN, com linguiça e camarão.


Salete - Rua Afonso Pena, 189 | Tijuca. Tel.: 2214-0408

Funcionamento: De terça a quinta, de 10h às 22h | Sextas, de 10h ás 23h | Sábados e domingos, de 10h às 20h.

Petisco: Garbanzo da avó Zefa - Mini cozido de feijão branco, com crispy de couve e farofinha crocante de torresmo.


Taberna 564 - Rua Cosme Velho, 564 | Cosme Velho. Tel.: 3497-1165.

Funcionamento: De segunda a quarta e aos domingos, de 11h às 17h | De quinta a sábado, de 12h às 22h |

Petisco: As Três Maravilhas do Taberna - a primeira maravilha é uma porção de camarão enrolado na linguiça de pernil com chimichurri de abacaxi; a segunda é uma porção de costelinha suína empanado na farinha panko, mergulhado no creme de queijo cheddar e especiarias. E a terceira é uma porção com bolinho de aipim com carne seca e ervas finas, com creme de cheddar com pepperoni em cima.


Tasca Carvalho - Rua Ronald de Carvalho, 266 | Copacabana. Tel.: 99957-9845. Funcionamento: De terça a sexta, de 18h à 01h | Sábados, de 16h à 01h | Domingos, de 16h à 00h.

Petisco: Piça Dormida Em Cama de Lentilha - Linguiça portuguesa cozida na cama de lentilha temperada com bacon, especiarias e ervas.


Tibar - Rua Salinópolis, 148 Taquara. Tel.: 3486-4234.

Funcionamento: De terça a domingo, de 12h à 00h.

Petisco: Duelo de Gigantes - Delicioso ragu de frango, ao molho de mostarda X ragu de carne bovina ao molho de gorgonzola. Acompanhado com chips temperados.


Tô Careca de Saber - Rua Cachambi, 394 | Cachambi. Tel.: 98045-8746.

Funcionamento: De terça a sexta, de 18h à 00h | Sábados, de 11h à 00h | Domingos, de 11h às 16h.

Petisco: Procura Que Tu Acha - Músculo marinado em ervas, feito na pressão, com creme de batata baroa colhidas do quintal de casa.


Umas e Ostras - Rua Barão de Mesquita, 235 | Tijuca. Tel.: 2568-7128.

Funcionamento: De terça a quinta e aos domingos, de 11h30min às 17h | Sextas e sábados, de 11h30min às 22h.

Petisco: Delícia da Amazônia - Cubos fritos de pirarucu, com molho de especiarias (alfavaca e açafrão), acompanhado de cenoura e cebola no vapor com um leve toque de pimenta do reino.


Vint 2 Bar - Estrada Rodrigues Caldas, 661 | Taquara. Tel.: 3529-2222.

Funcionamento: De terça a sexta, de 16h à 00h | Sábados, de 12h à 01h | Domingos, de 12h às 21h.

Petisco: Costelita - Costelinha de porco com polenta e torresmo.


Zeca's - Praia de Bom Jesus, 12 | Paquetá. Tel.: 3397-0322.

Funcionamento: Quartas, quintas e domingos, de 11h às 21h | Sextas e sábados, de 11h às 22h.

Petisco: Bala dos Amores - Batata assada, com camarões temperados em mix de ervas e especiarias em formato de bala salgada gigante.


Zinho Bier - Rua São Luiz Gonzaga, 2330 | Benfica. Tel.: 3556-8310.

Funcionamento: De segunda a quarta, de 11h às 16h | De quinta a sábado, de 11h às 23h | Domingos, de 11h às 18h.

Petisco: Junto e Misturado - Nossa deliciosa costela no bafo desfiada, temperada à base de ervas e especiarias, com creme de abóbora e finalizada com queijo de coalho gratinado. Acompanha torradinhas com azeite e alecrim.


5 visualizações0 comentário

Comentários


bottom of page